Hidrocefalia

Hidrocefalia

A hidrocefalia consiste no acúmulo de líquido cefalorraquidiano (LCR), também chamado de líquor, dentro do cérebro.


O cérebro possui uma quantidade determinada de LCR em seu interior, em cavidades denominadas ventrículos. Este líquido nutre e protege o cérebro. Ele é produzido, em sua maior parte, por uma estrutura denominada plexo coroide, localizada no interior dos ventrículos, e circula pelo sistema nervoso, passando por “canais” por vezes muito estreitos, até ser reabsorvido na porção externa do cérebro.


1.Hidrocefalia obstrutiva: acontece quando um dos canais por onde o LCR passa se obstrui, por uma inflamação ou tumor, e o líquido passa a se acumular em uma parte do cérebro.

2.Hidrocefalia comunicante: o LCR circula normalmente mas não é absorvido.


3.Hidrocefalia congênita: hidrocefalia identificada logo ao nascimento, ou mesmo antes do nascimento. A hidrocefalia ser dos tipos citados acima ou pode ser causada por uma produção excessiva de LCR. Pode ser causada por tumores ou malformações do sistema nervoso. Em alguns casos nenhuma causa pode ser identificada.


4.Hidrocefalia de pressão normal Doença rara que acomete idosos, provocando dificuldade de raciocínio, de andar e de controlar a urina. Apresenta alterações típicas na tomografia. Uma punção lombar para esvaziar um pouco do líquido acumulado ajuda a confirmar o diagnóstico.

5.Hidrocefalia ex-vácuo. Situação onde a quantidade de LCR aumenta por uma atrofia cerebral (o LCR ocupa o lugar onde antes havia tecido cerebral). Não necessita de tratamento.


Antigamente toda hidrocefalia que necessitava de tratamento era tratada com a colocação de uma “válvula” (cujo nome correto é derivação ventrículo peritoneal), que drena o líquor para o abdome, onde é absorvido. Mais raramente ele pode ser drenado para o coração ou para o espaço em volta do pulmão (cavidade pleural). Existem situações onde mais de uma válvula são usadas ao mesmo tempo.


Mais recentemente o tratamento da hidrocefalia por endoscopia tem ganhado cada vez mais espaço. Trata-se de um procedimento mais rápido, sem necessidade de implante de material cirúrgico e com menores taxas de infecção. Todavia não pode ser usado para todo tipo de hidrocefalia.

Convênios

- Amagis
- Assefaz
- Bradesco Saúde
- Biocentro
- CASSI
- CASU
- Cemig Saúde
- Copasa / Copass Saúde
- Desban- Doctor Saúde
- Fundacão Itaú
- Fio Saúde
- Fundafemg
- GEAP- Hpgs
- IPSEMG
- Nipomed
- Nipomed Consulta
- Regap Petrobras
- Postal Saúde
- Sáude Caixa
- Saúde Petrobrás
- Unimed
- Usisaúde